CARTOGRAFIA DE RISCO



"A cartografia de risco traduz-se num conjunto de cartas temáticas que espacializam os diversos riscos (naturais, mistos ou tecnológicos) mediante a aplicação de metodologias específicas e de trabalho de campo."

________________________________________________________________________________________________________________

A cartografia de risco é produzida com o objetivo de integrar um plano (e.g. Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil (P.M.E.P.C.), Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (P.M.D.F.C.I.), Planos Diretores Municipais (P.D.M.), etc.).

No âmbito dos P.M.E.P.C., a cartografia de risco a produzir é muito diversificada e considera diversos tipos de risco: naturais (e.g. movimentos de massa), mistos (e.g. incêndios florestais) e tecnológicos (e.g. acidentes no transporte de mercadorias perigosas). Esta cartografia permite a análise dos riscos presentes no território e cooperar na implementação de ações de prevenção.

Ao nível dos P.M.D.F.C.I. destacamos a Cartografia de Risco de Incêndio Florestal (C.R.I.F.), cujo objetivo é apoiar os gabinetes técnicos florestais e associações florestais no planeamento de medidas de prevenção. A C.R.I.F. segue uma metodologia específica definida pela entidade da tutela.

De referir ainda a cartografia de risco de cheias e inundações, contemplada pelo Decreto-Lei nº 364/98, de 21 de novembro que estabelece a obrigatoriedade de elaboração da carta de zonas inundáveis nos municípios com aglomerados urbanos atingidos por cheias e pelo Decreto-Lei n.º 115/2010, de 22 de outubro que aprova o quadro para a avaliação e gestão dos riscos de inundações. Esta cartografia pode ser integrada em vários planos e permite uma gestão do uso do solo compatível com o risco, reduzindo as consequências prejudiciais.

A GeoAtributo desenvolve vários trabalhos no âmbito do planeamento de emergência, em particular na cartografia de risco, através da aplicação de metodologias específicas e de trabalho de campo para validação dos resultados, realça-se a elaboração do Atlas dos Riscos Naturais e Tecnológicos realizado para os Municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

Certificação

Stacks Image 1424

Para as atividades de:
Consultadoria na área do Planeamento e Ordenamento do Território e Planeamento de Emergência

Follow Us

Stacks Image 1435

Facebook

Stacks Image 1444

Google Plus

Stacks Image 1453

LinkedIn

Stacks Image 1462

Blog

Contacte-nos

Rua Faustino Ferrador n.º 3
4710 - 244 Braga
Tel [+351] 253 615 157
Tel [+351] 969 657 222
Fax [+351] 253 615 152
Email:
geoatributo@geoatributo.com