LUNA


> Low-flying UNmanned Aerial forest monitoring system

As explorações florestais intensivas são de grande importância para a economia Portuguesa e ocupam uma parte importante do território continental. Este tipo de explorações exige um planeamento cuidado e uma gestão cautelosa para garantir os diferentes aspetos de uma exploração sustentável.

O acompanhamento regular dos povoamentos em todo o seu ciclo de rotação é de importância crucial para enfrentar a panóplia de ameaças, existentes e recém-emergentes (fogo, combustíveis florestais, espécies invasoras, stress hídrico e doenças), aos objetivos relativos à produtividade.

O acompanhamento de campo (atualmente realizado por observação direta de técnicos) tem duas limitações importantes em termos da informação tipicamente produzida: (1) a forma qualitativa e, pelo menos em certa medida, interpretação pessoal/ subjetiva; (2 ) resolução espacial pobre, para a escala da plantação/exploração.

A falta de informação (quantitativa, objetiva e georeferenciada) pode prejudicar gravemente a priorização das operações de gestão e de intervenção precoce e, ao mesmo tempo, a capacidade de avaliar a eficácia de tais operações (e.g. operações corretivas para lidar com as limitações de nutrientes para determinados tipos de solo ou o combate de pragas).

Para dar resposta a estes problemas, estamos a desenvolver um sistema de informação que facilite a monitorização das explorações florestais alimentado com informação de vários tipos de sensores (híper e multiespectrais e dados de sensores LIDAR) equipados em veículos aéreos não tripulados (VANT).

Este sistema permitirá a obtenção de informação relevante para a monitorização de pragas e doenças do eucalipto, monitorização de espécies invasoras, de situações de mortalidade precoce das árvores resultante, por exemplo, de stress hídrico, monitorização do crescimento dos povoamento e do sub-coberto e informação para a certificação florestal.

Certificação

Stacks Image 1702

Para as atividades de:
Consultadoria na área do Planeamento e Ordenamento do Território e Planeamento de Emergência

Follow Us

Stacks Image 1713

Facebook

Stacks Image 1722

Google Plus

Stacks Image 1731

LinkedIn

Stacks Image 1740

Blog

Contacte-nos

Rua Faustino Ferrador n.º 3
4710 - 244 Braga
Tel [+351] 253 615 157
Tel [+351] 969 657 222
Fax [+351] 253 615 152
Email:
geoatributo@geoatributo.com